quinta-feira, 16 de julho de 2015

A IGREJA QUE AO INVÉS DE INFLUENCIAR É INFLUENCIADA.
João Alves Martins
A igreja dos dias atuais, ao invés de influenciar a sociedade é influenciada por esta mesma sociedade trazendo para dentro do meio evangélico todas as mazelas de uma cultura corrompida e que repete muito dos acontecimentos relatados na própria Bíblia.
A igreja, e gostaria de definir o que digo por igreja: conjunto de interpretações, práxis e doutrinas do segmento religioso dentro do contexto social. A igreja durante a sua história sempre teve que lutar contra entendimentos que são contrários ao ensinamento de Jesus Cristo, porém as escrituras prevaleceram, pois sempre surgiram homens, levantados por Deus, que defenderam a ortodoxia, tais como os reformadores, que não se deixaram levar pelas ideias propagadas pelo intelectual do momento e nem fizeram uma interpretação com o desejo de atender a maioria de uma clientela, mas que permaneceu fiel a mensagem de Cristo.
O que vemos hoje é, assim como no passado, uma rendição dos intérpretes bíblicos aos desejos mundanos da época, e as metodologias de interpretação refletem bem isso, buscando satisfazer o “movimento cultural” do momento, se deixando influenciar e não influenciando a sociedade, a cultura, a política, enfim sendo o “sal da terra” que é a verdadeira vocação daqueles que são cristãos, ou seja, pequeno cristo.
Temos que ficar atento a estes movimentos para não nos contaminarmos e dai propagar o mesmo que eles propagam, o nosso olhar interpretativo deve ser o mais fiel possível para a mensagem de Deus e para tanto precisamos conhecer a Deus, ter intimidade com Deus e isso acontece com a oração, que é o dialogar com Deus, pois só conhecemos de verdade aquele com os quais dialogamos.

A interpretação bíblica deve estar sustentada em dois pilares oração e estudo fiel dos escritos recorrendo a todos os meios e ciências colocados a nossa disposição, sem, contudo nunca esquecer que a mensagem é de Deus e não nossa.